quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dúvidas e mais dúvidas!

Como eu havia comentando aqui antes, esse ano será meu último ano na escola e por isso eu também tenho que escolher qual o curso na faculdade eu irei fazer, mas o problema é esse, eu ainda não decidi. Pode até parecer normal ou até mesmo besteira porque se eu não gostar de primeira eu posso sair e fazer outro, mas não adianta falar nada disso pra mim eu fico nervosa do mesmo jeito. Eu olho pros meus amigos e a maioria deles já decidiu ou pelo menos já sabem a área que querem, eu nem isso ainda sei! E me dá uma invejinha dos que desde a 5ª série dizem que vão fazer tal curso e até hoje não mudaram.. eu já mudei 2736 vezes xD Eu já quis ser veterinária, mas aí depois que eu vi na tv um veterinário enfiando o braço dentro da vaca eu mudei de ideia, já quis ser médica, mas eu não gosto muito de biologia então já era.. já quis ser arquiteta, mas depois eu mudei porque... ah sei lá porque eu mudei, já foram tantas coisas que passaram por minha cabeça que eu já quis ser, maas eu tive que deixar essa coisa "o que eu quero ser" e me focar em qual curso eu iria fazer, levando em conta mercado de trabalho, o curso em si, quais matérias eu vou cursar, esse tipo de coisa!

A primeira coisa que eu fiz foi pegar aquela revista de Guia do Estudante e eliminar todos os cursos que eu não quero fazer, o que foi uma coisa bem produtiva levando em conta que eu fiquei apenas com 7 cursos que me interessavam, depois eu eliminei mais alguns levando em conta a perspectiva de trabalho ou simplesmente pq não combinavam tanto comigo e restou Engenharia Civil, Engenharia de Produção e.. Direito! Eu não sei, mas direito tem uma coisa que me atrai e eu acho que  seria um curso que eu realmente iria gostar de fazer, não que Engenharia eu não gostaria mas eu acho que eu posso ter alguma dificuldade na física ou em cálculo, sei lá! xD
Mas porque eu não faço logo Direito? Bem.. eu tenho medo de estar escolhendo a coisa errada. Meus dois irmão são técnicos de edificação e um faz Engenharia Civil também, ou seja, além de a construção civil está em alta aqui em Pernambuco, meus irmãos conhecem bastante pessoas, não seria nada difícil pra mim arranjar emprego e Direito eu nem ao menos conheço algum advogado, ou se conheço é só conhecido mesmo.. e fora que depois da faculdade eu ainda terei que fazer a prova da OAB se quiser ser advogada ou então fazer algum concurso público, ou seja.. mais tempo, mais estudo..

É nessa dúvida que está minha vida por enquanto, eu estou pesquisando, estou pensando, me analisando xD Pra tentar começar o ano escolar já com isso em mente, mas não está nada fácil e eu espero fazer a escolha certa! Se alguém aí for dessas áreas e quiser me dá algumas dicas, ficarei grata e se alguém também estiver no mesmo problema que eu, sugiro este site, ele tem muitas informações  e dicas bacanas! ;)

9 comentários:

  1. Eu sei o que eu quero ser, que é escritora, e eu acho que vou fazer jornalismo. Mas eu sei que a minha área é humanas. Deve ser bem difícil, no ultimo ano, não fazer idéia. Do jeito que eu sou estressadinha, no sue lugar eu tb estraia bem nervosa, então eu entendo você. Mas no fim vc vai acabar preferindo alguma coisa rsrs eh isso, boa sorte, bjão!

    ResponderExcluir
  2. Aloha!

    Não, não é normal decidir no ensino médio qual faculdade cursar. Eu decidi no segundo ano, mas a maioria dos meus colegas só decidiram no cursinho...

    Vai pesquisando, vai estudando. Vai vendo o que gosta e o que não gosta.
    Parece idiota e repetitivo isso, mas quando for ver, são os melhores conselhos =D

    ***

    Pois é, agora que voltei de viagem, vou poder fazer tudo que eu preciso fazer nestas férias. Tomara que dê tempo...

    Aloha!

    ResponderExcluir
  3. Sim, tua insegurança é normal e se for de ajuda fique sabendo que todos os teus amigos que se dizem certos do que querem, na verdade estão tão ou mais perdidos do que vc. Relaxa e pensa com calma.
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Heey!
    Essas inseguranças são normais, eu também tenho isso, mesmo já tendo escolhido o curso, no meu caso Jornalismo. Você escolhe e fica se perguntando "será que é isso mesmo?", "será que eu vou me dar bem fazendo isso?"... É sempre complicado, mesmo depois que você escolhe o curso. Também é meu último ano no colégio e sei bem como você está se sentindo, é uma baita responsabilidade né rs
    Mas vai dar tudo certo Deby, tenta pesquisar bastante, ir em palestras, aquelas feiras estudantis, etc...
    Eu já tinha decidido e depois fui em uma palestra sobre profissões e fiquei mais certa ainda de fazer Jornalismo...pelo menos sei que minha área é humanas né hehe
    Boa sorte flor. Beijos xx (falei demais, oh god!)

    ResponderExcluir
  5. Ei flor passei por isso ano passado e te digo: Ouça os outros mais cuidado, não deixe ninguém te influenciar. No fim dá tudo certo.Minha área é um pouco diferente da sua, sou totalmente da biomédicas. Beiijo e Boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. estamos no mesmo barco, colega! Tambem nao sei o que vou fazer, e até já escrevi um post sobre isso.. a pressao é muita e a indecisão tambem... :( Boa sorte pra gente, ne? Bjs

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã está tentando pra direito esse ano agr sai o resultado, mas cara pegue uma agenda e nela poe tudo no que você é boa, mas tipo meu TUDO, se desenha bem, se é boa nisso ou na quilo, em que matéria e dai você pesquisa pra saber no que se enquadra no resultado!

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Normal essa indecisçao, eu por exemplo já larguei o curso de administração, fiquei maior tempão sem estudar e agora estou estudando Análise de sistemas que amo muito.
    Vc vai encontrar com certeza, algo em que se coração bata mais forte, algo em que vc se imagina fazendo/trabalhando para o resto da vida, é só uma questão de tempo.
    Mas as vezes tb vc pode estar com muitos anos de profissão e decidir mudar de carreira normal...
    Uma carreira não é para o resto da vida, existem várias outras áreas q podem ser do seu agrado no decorrer da sua vida.
    bjs e até mais

    ResponderExcluir
  9. Hey ^^

    Tens que pensar direito de fato, começar e depois parar = gasto de dinheiro ¬¬ se tens ok mas se for que nem eu que precisei trabalhar para pagar aí complica.
    Sou formada em Direito porém não exerço minha profissão, porque em 2005 entrei para o público de AADM (Agente Administrativo) então deixei Direito e a prova para carteira de lado, em Fevereiro começo pedagogia, vai entender?!
    O bom que no final terei 3 opções de trabalho, Direito, AADM ou Pedagoga...
    Veja onde tens mais afinidade, realmente tens que pensar de fato e não ser que nem esta KKK

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderExcluir