quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ler!


Quem acompanha meu blog há algum tempo já deve ter percebido o quanto de livro eu leio e o quanto eu amo ler! A maioria das minhas amigas começaram a ler há uns três anos atrás, mas eu já venho lendo há um bom tempo.. acho que desde que me entendo por gente! Quando eu ainda não sabia ler minha mãe quem lia pra mim, ou então me dava aqueles livros que tinham mais figuras do que leitura e eu lembro que eu mesma fazia minhas histórias. Lembro até de uma vez que eu tava contando uma história pra mim mesma, só que eu fazia isso escondida no meu quarto, e aí eu peguei minha mãe me olhando pela janela... eu fiquei com tanta vergonha kkkkkkkkkkk Mas ela só fez rir xD

Logo quando eu entrei na escola quando eu tinha 5 anos eu já aprendi a ler, claro que num era aqueeela leitura né? Era devagar e daquele jeito meio travado mas considerando que no primeiro ano que entrei na escola eu já aprendi a ler pra mim foi uma grande coisa!  Meu pai trabalhava até pouco depois da hora da minha largada e ainda tinham meus irmãos que largavam mais tarde que eu, então eu sempre tinha que ficar lá mofando no colégio esperando por eles, foi quando eu descobri que tinha uma biblioteca na minha escola... pronto! Não parei mais de ir lá. Eu ficava lendo uns livros pequenos pra dar tempo terminar antes do meu pai chegar, mas eu ficava perdida lá na biblioteca, sempre era meu irmão quem ia me chamar xD 
Daí depois eu descobri pela bibliotecária, que aliás era uma moça bem legal, que eu poderia levar um ou até mais livros pra casa e eu fiquei doidinha né?! Essas minhas descobertas extraordinárias.. kkkkk Aí pronto eu comecei a pegar livros maiores, mas aqueles paradidáticos que nem são tão grandes assim, eu lia num instante e no outro dia já ia pegar outro e assim foi.. até eu me mudar e ter que sair dessa escola.

Na outra escola que eu fui não tinha biblioteca :/ ou se tinha eu nunca soube >.< Mas aí foi quando eu assisti os dois primeiros filmes de Harry Potter e me apaixonei pela história. Minha vizinha tinha todos os livros que tinham sido lançados até então (eu devia ter uns 8 anos aí)e eu pedi emprestado a ela. Harry Potter foi o primeiro livro grande e não paradidático que eu li, daí você já tira minha paixão eterna por essa série!

Depois disso minha fixação pela leitura só foi aumentando e atualmente eu sempre estou lendo algum livro, aliás só fez aumentar o número de livros que eu leio já que agora eu leio pelo computador mesmo que vamos combinar.. se eu fosse comprar todos os livros que eu leio eu já tinha ido à falência :/ Mas um dia eu ainda monto uma biblioteca enoorme pra mim *-*

Então... minha trajetória na leitura foi assim, devo muito a meu pai, meus irmãos e principalmente minha mãe que sempre me incentivou muito, meus irmãos nem tem a mesma mania de ler que eu, mas eu tenho que confessar que eles sempre me incentivaram também, acho que mais a pedidos da minha mãe mas enfim... kkkkkk Eles sabem que esse hábito só faz o bem a gente né? Sei lá eu acho que ajuda em muitas coisas, não só no caso de aumentar o vocabulário e saber escrever bem como todo mundo fala, mas acho que muitas coisas dos livros a gente pode aplicar na nossa vida e acho que também aumenta a nossa imaginação e nossos sonhos! Eu sei que o Brasil não é um país da leitura, o que é realmente uma pena porque se todo mundo começasse a ter esse hábito tenho certeza que as pessoas seriam mais sensatas nessa sociedade!

Foi um post meio feito nas pressas porque daqui a pouco estou indo ao cinema ver Enrolados finalmente \o/ e minha inspiração do post veio desse blog ;)
Beijos gente e quero ver todo mundo contando as histórias de vocês nos comentários hein?! ;*

13 comentários:

  1. Oi!
    Eu sempre adorei ler, e engraçado que ninguém da minha família gosta, só q ano passado comecei a incentivar minha mãe a ler e deu super certo, ela já leu uns 8 livros e eu fiquei muito feliz!
    bjs e até mais

    ResponderExcluir
  2. Adiquirir conhecimento é algo continuo...e ler é ótimo nessa parte. Tbm adoro, infelismente travei em A "hospedeira" preciso terminar. Beijooo

    ResponderExcluir
  3. Aloha!

    Eu também, desde os 4 anos eu fico lendo e lendo!
    Agora estou tendo uma noção disso ao olhar minha coleção de livros ao longo da casa inteira! No quarto, na sala, são livros em todos os lugares, dos mais variados gêneros!

    ***

    Hum... Você está me fazendo parar para pensar!

    Aloha!

    ResponderExcluir
  4. Eu me lembro que quando era menor e meu pai se atrasava um pouco para me buscar, eu sempre ficava na biblioteca, ele sabia que lá ele iria me achar, rs. Sempre gostei de ler, poesias principalmente. Mas apesar disso eu não tenho lido muitos livros. :B Bom, eu também acho que os livros não servem apenas para aumentar o vocabulário e saber escrever bem... Também servem para entreter e nos fazer sentir dentro da história! rs. Eu amo. Tenho que resgarar esse hábito novamente. Muito ótimo que seus pais e seus irmãos te apoiam. Quando eu tiver filhos desde pequenos vou interá-los à leitura. É tão proveitoso, hehe. Beeeijos! *3*

    ResponderExcluir
  5. O começo da seu texto me lembrou muito da minha história com a leitura. Minha mãe também costumava ler para mim. Eu aprendi a ler com 4 anos e desde então não parei mais rs.
    Adorei a ideia de post.
    Beijos (:

    ResponderExcluir
  6. Minha trajetória na leitura também vem de berço. Meus pais sempre amavam ler e sempre tinha um livro rondando lá em casa. Acho que está no sangue, rs. Otima semana. Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Ler é uma maravilha não é mesmo?
    Eu amo, ando meio relaxada, não estou lendo muito, mas é uma das coisas que mais gosto de fazer...
    Bom não preciso contar minha história com os livros né? rsrs;;
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que existe isso kkk não aguentaria esperar passar no Brasil, na realidade nem tenho certeza se vai passar no u.u
    kkkkkkkkkkkkk te entendo, eu vivia inventado história quando não sabia ler, mas eu fazia questão de "ler" para meus pais hahahaha mas, meus pais tinha a mesma que sua mãe, ri kkkkkk

    Isso também acontecia comigo, mas eu ficava com meus amigos que tinha irmãos mais velhos que tinha esperar também kkkk e eu chegava mais tarde por outro motivo, meu pai ou minha mãe demoravam para me achar na escola kkkkkkkkk enfim...brincar em apenas um parte da escola fica algo repetitivo H2U3H2U3H2U3H2UH2U3H

    Você estudava em escola pequena, neh!?

    Eu gosto de ler mais pela curiosa, a mesma curiosidade que tenho em relação a filme (que não são continuidade, pq quando são, exemplo Harry Potter, já é amor ou vício kkkkkkkk)

    Estou querendo assisti Enrolados, o trailer desse filme é shoooww hehehehe
    Como foi o filme??

    ResponderExcluir
  9. Hey Déb ^^

    Confesso que em casa não tive muito o incentivo de fato, quem realmente pegava/pega pra ler sou eu kkk mas desde pequena gosto isso porque veio da própria escola no caso.
    Parei por um tempo e só agora voltei com "sede" pela leitura, e vejo muitas melhoras, ainda mais depois de ler uma matéria, onde ler desde cedo reduz e muito a "caduquice", quero ser uma velhinha com a mente sã kkk
    Esse ano vou fazer Pedagogia está tudo ligado ao meu gosto pela leitura.

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderExcluir
  10. Olá! o/~
    Meu hábito de ler também vem de muito novinha, quando juntar as letras para formar sílabas era a maior diversão da escola. Meus pais também sempre foram incentivadores, então a minha pilha de livros só fez crescer. ;D
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. hahaha ler eh tudo mesmo, neah? Eu amo escrever também(principalmente comedias), e eu aprendi a ler bem rapido. E quando eu aprendi a ler, jah comecei a escrever também. Desde sempre eu crio as minhas proprias historias e amo ler outras tb rsrs. Uma vez eu participei de um concurso de contos no colégio, e fui desclassificada pq não acreditaram q era eu quem havia escrito o conto! Tipo, acharam q eu tinha pedido para um adulto escrever. hahaha efim, eh isso, bjão!

    ResponderExcluir
  12. Linda história, Deby! A minha não é tão linda xD Eu só comecei a ler de verdade depois dos 20, CREIA!! UHAuha
    Mas antes tarde do que nunca \o/
    Prefiro comprar os livros, do que ler no pc. Nunca consigo ler no pc, sempre fico navegando na internet, e não tenho concentração xD

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Deby, nossas jornadas literárias são bem parecidas mesmo! Acho que fez toda a diferença na minha vida aprender a ler cedo, e, claro, gostar de ler. Harry Potter não foi o primeiro livro longo que li, mas com certeza foi o que me viciou pro resto da vida. E, responde sua pergunta, o menino prodígio do crime é o Artemis Fowl sim! Quem sabe se voltar a ler agora, você goste mais dele. Eu adorava, principalmente por conta dos símbolos ocultos nos livros - eu e uma amiga começamos a conversar através deles, era divertido. :D

    ResponderExcluir