quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A moda da vez!


O mundo blogueiro assim como o mundo real (hehe :B) já passou por diversas "modinhas" e creio que continuará passando.. Lembro que na época que comecei com o blog, a moda era os blogs com conteúdo para os visitantes. Os que tivessem mais layouts free, mais imagens e tutoriais para oferecer aos visitantes eram os mais frequentados! Depois essa fase foi passando e surgiram os blogs com conteúdo de moda, aliás nem é tão antigo assim, acho que essa moda continua, mas já está perdendo espaço devido à grande quantidade de blogs desse tipo. O resultado é o seguinte: uma tonelada de blogs que tratam sobre o mesmo tema e como se isso não bastasse, ainda vem as imitações. Porque vamos combinar que bastou uma famosa colocar 'tal roupa' como tendência, as outras vão e colocam! Sendo assim, a maioria dos leitores vão selecionando os blogs com um bom conteúdo, os que tem qualidade e descartam os que são apenas "mais um", e com isso a "moda" vai passando...
Pelo que ando vendo ultimamente a moda atual é a dos blogs sobre livros! Não é uma coisa que eu goste de reclamar até porque pra mim quanto mais gente lendo nesse país, melhor! O problema é como saber se o blogueiro em questão realmente faz uma resenha baseada na sua verdadeira opinião, ou se só está elogiando o livro por puro marketing, já que a maioria dos blogs sobre livros conseguem parcerias com editoras. De vez em quando posto sobre livros que gosto aqui no blog e não seria nada mal receber esses livros pelo correio e depois apenas fazer uma resenha, mas eu iria querer ser verdadeira comigo mesma e com meus leitores, por isso só aceitaria uma parceria que eu realmente pudesse demonstrar minha opinião ou se ao menos não fosse obrigada a elogiá-lo!
Outra coisa é que para mim quando se tem um blog ou site feito exclusivamente para resenhas críticas, o resenhista em questão tem que saber fazer uma resenha boa que não apenas fale sobre o livro mas que contenha as coisas boas e ruins deste! Aqui no meu blog quando comento sobre alguns livros, confesso que não faço resenhas perfeitas, mas acho válido já que meu blog não é dedicado exclusivamente para isso!
Não cabe a mim julgar ninguém, não estou criticando todos os blogs desse tipo até porque adoro estar por dentro das novidades literárias e tem blogs que eu sempre acompanho as resenhas, além disso tem o lado positivo disso tudo: acaba pondo em foco a leitura, editoras e autores não tão conhecidos, além de incentivá-los! Mas é um saquinho ter que conviver com diversos blogs sobre o mesmo tema e que às vezes falam até sobre o mesmo livro viu?! xD

16 comentários:

  1. Oie!

    Arg, eu também odeio essas modinhas de blogs! Quando eu tinha meu antigo blog (aproximadamente 1 ano atrás), era lay shop, dai do nada começou a chover blogs com 'extras', e isso atrapalha afinal eu acho bem melhor poucos blogs com conteúdos e visitados, do que lay shop visitar lay shop e no final não ter nada de bom pra ler!

    Eu adoraria receber livro em casa para fazer resenhas, haha. Mas eu vejo normalmente eu livro m algum lugar, e comento no blog, podendo dar a minha opinião VERDADEIRA.

    Amei o post, vc tem uma boa visão dos fatos, e espero sua visita no meu blog! Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Deby!
    Gostei bastante do seu post, ele retrata um assunto bem polêmico no mundo blogueiro. Eu faço resenha de livros que leio e como não possuo parceria com nenhuma editora, não me vejo na obrigação de fingir/mentir sobre o que eu achei de tal livro. Aliás, creio que mesmo tendo parceria com editoras, continuaria sendo verdadeira em minhas resenhas. O problema dos blogueiros de hoje em dia é que não sabem ser autênticos quando se trata de dar sua opinião sincera sobre determinada coisa. O que diferencia um blog é a forma como os assuntos são retratados nele! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hey ^^

    Espero que goste do NA... nenhuma "brastep" mas... kk
    Tenho que concordar quando algo é feito para o prazer do ganho, não acho certo. Postar algo SÓ porque todos falam, tb sou contra.
    Procuro, de verdade ser verdadeira em minhas opiniões, acredito ter perdido pessoas ao visitar o NA pela questão, mas minha consciência continua zerada!!!

    Xxx

    :: Loma

    ResponderExcluir
  4. Realmente o seu post é muito interessante e me fez refletir: blogs sobre livros elogiam o livro porque ele é bom ou pra fazer marketing?

    Ter vários amigos iguais ia ser uma chatice KEÇLKÇREKLÇ

    Voce viu o Müller no jogo Brasil x Alemanha?

    Bjonas!

    Fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  5. oiee,
    interessante o post, é realmente um pouco chato ver que muitas resenhas em blogs (livros, produtos, etc) acabam mesmo sendo influenciadas por marketing e patrocinios, sendo que deveria ser uma opinião sincera sobra coisa em si. Isso tira um pouco a graça do blog, pois mais parece uma propaganda mesmo :S
    boa semana :)
    ;*

    ResponderExcluir
  6. Eu odeio mesmo são blogs que falam sobre esmaltes, ou seja elas eliminam automaticamente os visitantes homens, apesar da blogosfera brasileira ter poucos meninos, eu acho que elas podiam dar pelo menos a oportunidade de quem é menino pelo menso divulgar o blog, mas comentando sobre esmalte não dá né? ~ Gabriel decepcionado~

    Eu também gosto de ler resenhas, mas eu nunca li uma resenha que falasse mal de um livro, ou que desse uma nota baixa, já suspeitei que por causa dessas parcerias as pessoas tem que falar muito bem do livro.

    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  7. Eu também acho essa modinha muito chata. Falo bastante sobre livros no meu blog mas são sobre os que eu gosto e andei lendo, tudo muito pessoal. Acho que essa moda vai passar também, só não sei o que vai vir depois né hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Pior que estou meio cansada de blogs que SÓ tenham resenha de livros. Acho muito legal quando tem uma tag de resenhas, e a pessoa escreve sobre o livro. Mas TODO o santo post eu não aguento x.x e sério, tomara que essa moda passe logo. Mas dá para ver quando é marketing ou não. Se a pessoa tem links com editoras e tal, você imagina.
    Nossa, alguém precisava falar disso em um post, sério.
    Beeijos,Deby.

    ResponderExcluir
  9. concordo e assino embaixo. tenho parceria com uma editora, mas não faço resenhas por marketing não. pelo contrário, se o livro for um lixo... eu falarei mesmo... acho que tem prols e contras... sempre tento apontar...
    beijos
    boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Eu tava outro dia mesmo pensando nisso. Acho que o pior mesmo é quando você acompanha um blog e, de repente, ele adere à mais nova modinha e muda completamente. Sei lá né, acho que a pessoa podia criar outro blog ou algo assim.
    Gosto sim de alguns blogs literários, mas confesso que acabo acreditando mais na resenha de alguém que não fala só sobre livros ou que os recebe da editora.
    'Bora fazer um bolão pra descobrir a próxima onda! HAHAHA
    Beijo, Deby!

    ResponderExcluir
  11. Oie Deby, tudo bem?!

    É a primeira vez que eu passo por aqui e achei super digno o seu post. Eu tbm faço parte dessa geração dos blogs com lays free e uma enxurrada de blogs sobre HP, uma mais lindo do que o outro!! *_____________*

    Foi nessa epoca que eu comecei a mexer com HTML e afins, aprendi um pouco de design e tal. Dai eu abandonei e fiquei uma temporada sem blogs, exatamente por ser sobre moda e tal, um assunto que nao me interessa muito. Há um ano atrás, eu resolvi voltar com os blogs pq eu sempre gostei e sentia falta de compartilhar algumas coisas. Ele começou como blog pessoal e passou para blog literario. Eu esei que pode parecer que é mentira e talz, mas casou direitinho com o meu estado na epoca: eu comecei a escrever fanfics, gostaria de publicar, meu desejo em me tornar escritora e ter um livro publicado aflorou e meu desejo de mostrar o que eu leio veio a tona. Resultado: mais um blog literário.

    Eu concordo em todos os pontos que vc citou no seu post, e se eu trabalhasse em alguma dessas editoras eu seria criteriosa na hora de selecionar blogs para parcerias exatamente por isso: eu quero sinceridade e responsabilidade. Eu pelo menos, escrevo sempre com verdade nas minhas resenhas, é tanto que tem uma do livro Os Magos que eu detonei hdushduhsudhusds Mas é assim mesmo, nem todas as pessoas são sinceras consigo mesmas, o que é uma pena.

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  12. Oi querida Deby (:

    Tem post novo no meu blog.

    Bjonas

    Fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  13. Concordo contigo, é difícil saber se dá pra confiar nas resenhas de blogs especializados em tal assunto. Por isso eu prefiro blogs que não são focados em um só assunto, mas sim misturam histórias do cotidiano, resenhas de filmes e livros, dicas de sites, etc e tal :)
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  14. A cada dia que passa um novo seguimento para blogs surge, e cada vez mais os blogs vão perdendo a autenticidade (que era pra ser o mínimo que um blog agrega). É uma pena.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com vc. É legal conhecer livros e autores novos, q n são tão famosos assim. Mas esse negocio de propaganda as vezes atrapalha, pois o blogueiro acaba n sendo totalmente verdadeiro com o leitor, e isso perde um pouco de credibilidade, caso o livro n seja muita coisa..

    ResponderExcluir