quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Um troço chamado vestibular

É uma sensação de nervosismo e ansiedade, não sobra espaço para saudades, nem lamentações porque minha fase no colégio irá acabar. Só de olhar no calendário e ver que falta menos de um mês para isso tudo acabar dá um sentimento de alívio, alegria e medo hehe (risada nervosa). Tem como o medo vim junto com a alegria? Bom, se não tinha eu inventei porque é justamente assim que me sinto quando me imagino depois dos vestibulares: com alegria, porque estarei de férias, sem ter absolutamente NADA para fazer, só vegetando. Vou poder voltar a ler meus livros, assistir à váários filmes... Mas ao mesmo tempo com medo, pois ficarei até Janeiro esperando meu resultado do ENEM e consequentemente da UFPE. Para quem não sabe o ENEM é primeira fase da UFPE, farei a 2ª fase nesse fim de semana. Já a UPE dispõe de 2 métodos para entrada: pelo vestibular seriado que eu comecei no 1° ano e concluirei neste ano, o qual meu curso escolhido foi Engenharia Civil, 89 por uma vaga, kkkkkkk o mais concorrido do vestibular seriado! E tem o vestibular tradicional, as provas serão dia 4, 5 e 6 de dezembro. Neste vestibular tradicional também optei por Engenharia Civil, a concorrência foi menor, 79 por vaga, mas ainda assim é alta comparada com a do ano passado que era de 17 por vaga.
Meu foco é a UFPE, mas eu gostaria de passar na UPE porque assim eu passaria o Natal e Reveillon tranquila, já que o resultado sai até 21 de dezembro. O problema da UPE é que eu sempre tive um certo receio com as provas de lá, são sempre mais difíceis, principalmente a de Química, mas eu estou me preparando há tanto tempo e sei que eu posso tirar uma boa nota só que depois que saiu a concorrência eu fiquei ainda mais receosa.. Muita gente me diz pra esquecer isso e manter o foco em mim e deixar os outros pra lá, mas estarei mentindo se eu dissesse que não ligo pra isso!
Além dessas universidades eu ainda farei o vestibular para o IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) para o curso de Design Gráfico. E se ainda não passar em nenhum desses, tem a UFRPE (Universidade Federal Rural de PE) que só tem o ENEM como forma de entrada e eu considerei bom o meu ENEM: acertei 136 questões com uma média de 30 para cada prova e achei boa a minha redação. No ano passado meu irmão acertou 93 questões e hoje está cursando Licenciatura em Computação lá na Rural, então acho que eu passo lá também. Estou pensando em colocar pra Engenharia Florestal ou Engenharia de Pesca.
Pra você que está lendo pode parecer que eu não acredito em mim por já ter um plano B na cabeça, mas serve como consolo pra mim e é uma forma de eu não ficar muito nervosa. Véspera de vestibular é fogo! Fico o tempo inteiro tentando me controlar pra não deixar o nervosismo tomar conta de mim e ainda assim às vezes não consigo, como sexta-feira passada que comecei a chorar parecendo uma pirralha x) E hoje eu estava tão estressada também, com vontade de estrangular um, sério! Estou dando graças por este ano já estar acabando, mesmo sabendo que sentirei falta da convivência com meus amigos, e apenas disso! Acredito que estarei bem mais feliz longe do colégio.

Bom, esse post foi mais pessoal, falando do meu nervosismo com o vestibular... Sei que não é todo mundo que se interessa, mas é o que eu estava com vontade de falar!

6 comentários:

  1. Época de vestibular é assim mesmo, a parte boa é que passa (só não vai achando que a parte depois é o paraíso). Não se preocupe que ter um milhão de opções não é insegurança, é bom senso! Mesmo porque, às vezes as coisas simplesmente 'dão zebra' rs. Mas boa sorte e pensamento positivo, porque tudo vai dar certo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vou começar dizendo que eu gosto de ler post sobre vestibulares dos outros.
    Ano passado eu só fui me tocar da falta que eu ia sentir do colégio - e eu sinto! - lá nas últimas semanas, porque eu sempre achei que não fosse sentir e tinha toda essa coisa do vestibular. E, nossa, fiquei chocada com a concorrência de Civil tem por aí! Por aqui geralmente não passa de 50 por vaga - o que já é um monte, mas ainda assim é bem menos do que 89, né. E você tá certa de ter um plano B, acho que eu teria ficado bem mais em paz comigo mesma se eu tivesse feito um plano B! HAHA Mas você vai ver que no fim tudo vai dar certo, você estudou bastante e vai arrasar nas provas. Vou torcer por você, Deby. :D
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Hey ^^

    Não digo ser uma decisão única, até porque mudei tantas vezes e comecei tantos cursos.
    Acredito que um dia a gente acerta. Por uma decisão minha assim que acabei o Ensino Médio dei um tempo, sempre fui confusa na parte “o que ser?”. Depois de um tempo comecei Direito – mas não fui até o fim, observei que não seria completa sendo uma advogada. Após fiz Pedagogia, mas eu??? porque a escolha?? escolhi por fim sendo sábia com Psicologia, faltam 2 anos e não vejo o momento em terminar. Encontrei algo que AMO, sempre fui a menina-mulher dos porquês, como não perceber isso antes?!
    O que estou querendo dizer que fico realmente feliz por estar tentando de todas as maneiras, mas por outro não conseguir o que queiras por total - a vida tá aí para tentar!!

    Xxx

    :: Loma

    ResponderExcluir
  4. No final do meu terceiro ano eu já não aguentava mais ver o colégio e as pessoas de lá. =p As únicas pessoas que eu sabia que sentiria falta eram minhas três amigas.
    Mas, toda anormal, nem fiquei nervosa nem nada com o vestibular. =p Sempre tive o dom de não estressar com provas.
    De qualquer forma, relaxa. =D Ficar nervosa nunca ajuda. ^^ Faça o melhor que puder antes da prova e não se preocupe.
    :*

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo nesse fim de ano fica no sress com provas... o que eu posso te falar? tenta relaxar :/

    O Sugar Dance voltou! Tem post novo no meu blog!

    Bjonas (:

    Fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  6. eu já passei por isso 3 vezes e digo por pura experiência ... é uma sacanagem o sofrimento o que os estudantes passam. Eu mesma, na hora da prova quase chorei de cansaço por passar o dia anterior em uma mega revisão e o seguinte de prova com a bunda quadrada e uma cadeira dura. Mas enfim, consegui!
    Boa sorte ...

    ResponderExcluir