sábado, 28 de janeiro de 2012

SOPA, PIPA, Megaupload, Anonymous...


Diante dos últimos acontecimentos na internet: vários sites saíram do ar por um dia contra o SOPA e o PIPA, fechamento do Megaupload e ataque virtual do Anonymous. Eu demorei, mas não podia deixar de dar minha opinião.

Quando eu era pequena, tipo uns 5 ou 6 anos, eu lembro como era bem diferente as coisas. Cds só originais comprados nas lojas, filmes eram locados ou vistos apenas no cinema. E antes disso eu sei que ainda teve a época das fitas, que quando tocava a música que a pessoa gostava na rádio tinha que correr pra gravar.
De lá pra cá muita coisa mudou, Cds piratas foram sendo vendidos a preço de banana em qualquer esquina do meio da rua, eu deixei de frequentar a locadora, músicas, filmes, seriados.. começaram a ser baixados pela internet. Isso resultou numa grande perda para as produtoras, artistas, enfim.. todo mundo que lida com esse meio. E por um outro lado, fez crescer sites como o Megaupload, Youtube, 4shared, etc. E é justamente esse o ponto dos que são a favor de leis severas como o SOPA e o PIPA, já que mesmo sendo os usuários dos sites que compartilham músicas, filmes, etc. quem acaba faturando com isso são os donos dos sites de compartilhamento, daí a ideia de que eles são os verdadeiros piratas.

Bom, se por um lado os artistas perdem em direitos autorais, ganham em relação à facilidade de propagação das suas músicas, vídeos, etc.. Ou vocês acham que o Michel Teló estaria fazendo tanto sucesso quanto está agora se não fosse por esses sites?! Atualmente os artistas estão faturando mais com shows mesmo e muitos divulgam suas músicas em seus sites, de graça. 
Eu sei que não é certo baixar músicas e filmes online sem pagar um tostão por ele, mas também não é certo cobrarem 50 reais por um cd. Uma das principais funcionalidades da internet é difundir as coisas pra uma maior quantidade de pessoas. E agora depois desse tempo todo, os EUA resolvem acabar com tudo isso? Eu acho que não é bem assim.. Pra mim, as produtoras ainda não souberam se adequar a esse novo mundo com a internet e com os sites de compartilhamento, porque é como eu falei, existe o lado ruim da internet, mas eles poderiam tentar extrair o máximo do lado bom. Tentar acabar com esses sites é como regredir, o interessante é aprender a lidar com eles. Além de ter como explorar a qualidade do conteúdo original, já que filme pirata ou baixado da internet normalmente tem uma péssima imagem e/ou áudio, se facilitassem a compra das músicas e filmes, com um preço razóavel, puts.. eu nem pensava duas vezes! Desde que compramos Blu-ray aqui em casa a gente voltou a frequentar a locadora, justamente por causa disso, porque o que adianta ter um Blu-ray se a qualidade do filme é uma droga?

Além do mais, se já conseguiram prender o dono e alguns funcionários do Megaupload sem o SOPA e o PIPA, porque a aparição delas então? Tudo nos EUA tem que ser ao extremo, eu não concordo com isso.  Até porque, para mim, existe alguma outra intenção americana por debaixo dessa luta "contra a pirataria". Como eles sempre têm... Não me sai da cabeça o fato de que eles querem ter um maior controle da internet, para não deixarem surgir sites como o Wikileaks, por exemplo, ou até mesmo controlar manifestações como o da Primavera Árabe. Se é verdade ou não, só o tempo irá dizer. Mas o fato é que já apareceu o ACTA pra confirmar um pouco disso.

Pra quem ainda não está por dentro do assunto, além dos dois links que eu coloquei no início dos posts, aqui vão mais informações:
http://www.telemoveis.com/analises/sopa-pipa-acta-quais-diferencas-24163.html
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/01/entenda-o-projeto-de-lei-dos-eua-que-motiva-protestos-de-sites.html

12 comentários:

  1. Adorei essa iniciativa do Anonymous, haha. Todos nós somos contra a pirataria, porém não há como combater isso de uma forma tão radical como essa: Fechando todos os programas. E realmente, isso tem ajudado a muitos artistas desconhecidos a fazerem sucesso. E isso é ótimo para eles. Senão, conheceríamos apenas comprando o CD. E quem quer comprar um CD de artista desconhecido? Deve-se combater a pirataria aos poucos, ensinando a sociedade. E não proibindo assim de uma hora pra outra.
    Ótimo post, guria.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa penso a mesma coisa que você, até comentei com o meu namorado, os EUA do jeito que são, acredito mesmo que tenham outras intenções nessas leis, como em tudo que eles fazem.
    Eu sou contra pirataria sim, mas eu tenho uma idéia diferente de pirataria. Pra mim, pirataria é você VENDER coisas falsas e não baixar pra assistir um filme/seriado ou escutar uma música em casa. Sem contar também que quem gostar mesmo do filme, música, livro vai acabar comprando depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas o problema é justamente esse: eles não estão considerando as pessoas que compartilham ou baixam as músicas e filmes pela internet como piratas, mas sim os donos dos sites de compartilhamento porque são eles que ganham dinheiro em cima disso entendeu? ;)

      Excluir
  3. Oi Deby, que bom você expor sua opinião sobre isso! Ainda mais como quase todos estão por ai, gritando aos ares que são completamente contra o projeto, geralmente sem saber muito sobre ele.

    Também não me entra na cabeça isso de o combate a pirataria serem os únicos motivos destes projetos. Sou contra eles, mas também não sou a favor dessa difusão insana de pirataria nas redes. Os artistas/produtoras/afins deveriam ser mais abertas as novas possibilidades, mas os usuários, do mesmo jeito, terem bom senso com que utilizam, já que por trás dessa rede de pirataria pode haver crimes ainda mais sérios..

    Bem, é o q penso.

    Bom post!

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  4. oi querida,
    "Eu sei que não é certo baixar músicas e filmes online sem pagar um tostão por ele, mas também não é certo cobrarem 50 reais por um cd. " Hmm, exatamente isto. Pirataria é um assunto complicado, mas não é radicalizando totalmente (pipa e sopa) que irão resolver isto e sim talvez até piorem a situação.
    Sobre o Laser Shots..hm..se era legal? olha, digamos que na época que tinha era pra lá que ia TODA a minha mesada hahahaha
    boa semana
    ;*

    ResponderExcluir
  5. É, também acho que a indústria do entretenimento de forma geral não se adaptou ainda ao mundo das facilidades da internet. Será que os prejuízos com downloads superam os lucros a partir de uma divulgação praticamente gratuita os internautas proporcionam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não sei se supera, mas eu não acho que dá pra ficar comparando com o passado, porque antigamente eles faturavam alto, mas a internet não era tão difundida quanto é hoje. Eles tem que tentar faturar o máximo com a realidade de agora e não de como foi! E eu dei o exemplo da divulgação como uma das coisas boas que a internet proporciona, é gratuito, mas o Michel Teló mesmo já foi até pra Espanha gravar um progama lá por causa disso! ;)

      Excluir
  6. Concordo totalmente com você! Sem tirar nem por uma palavra! E tem mais, duvido muito que os EUA tenha êxito. Esses hackers são muito bons e criaria uma guerra virtual gigante. Imagina quantos sites importantes seriam hackeados? Daria muita confusão...

    Beijos ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, até intercepta uma ligação entre o FBI e a Scotland Yard eles já interceptaram não foi?!

      Excluir
  7. SOPA e PIPA pra mim são instrumentos de uma censura mascarada. Acredito que dá p/ industrias fonográficas chegarem a um acordo sim, basta boa vontade. na marra é que não dá né? Mas eu curto um download hauhauah #confissões

    ResponderExcluir
  8. O que eu penso é bem por aí mesmo. Concordo quando vc diz que "Eu sei que não é certo baixar músicas e filmes online sem pagar um tostão por ele, mas também não é certo cobrarem 50 reais por um cd.". Eu sou contra esse tipo de movimento por interesse pessoal msm - afinal, quem não quer ter as coisas de graça? E mais uma vez concordo com vc quando diz q, com o tempo, gravadoras e produtoras vão se adaptar a nova realidade.
    Atualizei o FuckTM.

    ResponderExcluir
  9. Hey Deby ^^

    Concordo contigo, quem em plena consciência não compraria um CD/DVD novinho com sua capa bem produzida?? mas o preço ajuda? não, não ajuda!!
    Mas acredito que não vá durar muito até porque os EUA contralam "eles" existem milhares de servidores mundo à forá, dessa vez os "poderosos" não irão conseguir interferir nas leis dos terceiros.

    Xxx

    :: Loma

    ResponderExcluir