sábado, 7 de abril de 2012

Filme: Jogos Vorazes

Faz tempo que não falo sobre nenhum filme por aqui, por isso aproveitei que ainda estou com o filme fresquinho na cabeça para deixar a minha opinião.

Antes de tudo eu gostaria de frisar que não li nenhum dos livros, ou seja, essa é a minha opinião sobre o filme, se você é fã de Jogos Vorazes e odeia ver críticas sobre ele é melhor parar por aqui, vou falar do que gostei, como do que não gostei também!


O filme começa explicando um pouco sobre os 12 distritos, sobre os Jogos Vorazes e tenta nos situar na história. Apenas tenta, porque não recebemos uma explicação suficiente para entendermos o que realmente aconteceu, o porquê e como surgiu a divisão do país em 12 distritos. Mas tudo bem, isso é totalmente perdoado por mim, já que não é de grande importância na história e além do mais não dá pra se aprofundar em tudo.
Daí começamos a acompanhar Katniss Everdeen, nos é mostrado sua forte relação com a irmã, sua amizade com o Gale e logo em seguida a seleção dos 2 adolescentes que participarão dos Jogos Vorazes. 
Todo ano são escolhidos 2 adolescentes, um homem e uma mulher, entre 12 e 18 anos de cada distrito para servirem como tributo participando dos Jogos Vorazes. Um jogo onde só existe um vencedor, o sobrevivente. Só que a irmã da Katniss é sorteada e Katniss acaba se oferecendo para ir em seu lugar. Ela é levada junto com Peeta Melark, para a Capital, onde ocorrerão os jogos e onde são preparados para tal. Eles treinam, tentam chamar atenção para conseguirem patrocinadores e são apresentados aos telespectadores. Logo em seguida começa o Jogo e a luta da Katniss para ser a sobrevivente.

A parte da preparação para os jogos é a parte chata do filme, quando eles tem que chamar atenção dos patrocinadores e fazer as pessoas gostarem deles.
[SPOILER] É rídiculo como a Katniss consegue chamar atenção por nada, naquela parte do progama parecia que se ela cagasse na frente de todo mundo, todos iriam aplaudir com sorrisos. ¬¬'[/SPOILER]

O Lenny Kravitz como ator é um ótimo cantor, foi um personagem que ficou totalmente boiando na história, talvez no livro ele tenha uma importância maior, mas no filme.. tsc, tsc! 

[SPOILER] E o que foi aquilo de todo mundo se encantar por causa de uma roupa que pegava fogo? peraê né.. eles estão no futuro, com tecnologia avançada e se admiraram por causa de um vestidinho com fogo? puts! ¬¬' 
Algumas partes também ficaram como lacunas na minha cabeça, como a relação da Katniss com a mãe ou naquela parte que o Peeta não janta com todo mundo. [/SPOILER]

Agora falando dos pontos positivos, eu adoro a atriz principal, a Jennifer Lawrence, eu já havia assistido Inverno da Alma com ela, e já sabia que ela era uma boa atriz e ela está ótima como Katniss. O Josh Hutcherson que faz o Peeta Melark também tem um lugar no meu coração desde Ponte para Terabítia. 
A forma como mostraram as pessoas da Capital bem caricatas foi incrível! O apresentador do progama mesmo.. com aquelas caras e bocas.. adorei! 
A história, apesar de não ser original também é bem interessante, essa coisa de reality show que se aproveita das pessoas para conseguir audiência rende uma boa crítica e nos leva a pensar no mundo que vivemos. E eu vi gente comentando, acho que no Filmow, que não dá pra acreditar que no futuro a sociedade assista a um Jogo onde todos se matem. Bom, eu não me surpreenderia com isso, anos passam, a tecnologia evolui, mas a essência da humanidade continua a mesma. Sempre vamos ter a busca pelo poder, o egoísmo, esse lado ruim dentro da gente. E mesmo que a sociedade evolua, sempre terão alguns que não conseguirão controlar seu lado "ruim".

Eu só não AMEEI o filme por causa da superficialidade, o que é comum acontecer numa adaptação de um livro. E também por causa de algumas cenas lesas, as quais comentei algumas no post. Mas acredito que do livro eu irei gostar. Não sei quando terei tempo de lê-lo, mas com certeza lerei porque o filme instigou minha curiosidade, agora quero ler para fechar as lacunas que o filme deixou na minha cabeça e porque acredito que esse auê todo ao redor de Jogos Vorazes não é só porque virou moda, mas porque é bom mesmo!

8 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhh, finalmente uma blogueira falando de algum ponto negativo desse filme. Todo mundo plantando como se ele fosse a perfeição, o que é impossível. Estou com um pouco de implicação por conta da modinha, mas vou tentar assistir.

    ResponderExcluir
  2. Preciso ver o filme, urgentemente. Confesso que o livro não me deixou com boa impressão. :( se já achei o livro bem superficial, imagina o filme né? uhauhsauhsau
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi esse filme nem li o livro, mas geralmente quando sai algum filme de livro eu prefiro ler antes de assistir hahaha

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Eu tava a fim de ver esse filme, mas acho que vou deixar pra ver quando ler o livro xD
    Você tem esse livro?

    Beijo pra tuuu Deby!! :DD

    ResponderExcluir
  5. Não vi ainda esse filme, mas tou louca para ver. O livro é otimo, então fico esperando algo parecido do filme... Espero não me decepcionar... =S . Mas o livro é realmente muito bom. Uma de minhas melhores leituras em 2010.

    Aah, adorei a foto do Johnny Depp no inicio do layout *_*

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  6. HAHAH Após criticas pós e contras, quero assistir
    >.<

    ResponderExcluir
  7. Morri com aquela foto domeu amor Johnny depp ali no topo <3. Bom ainda não li os livros e nem vi esse filme, só fiquei sabendo um pouco mais dele graças a esse seu post. Acho q vale a pena dar uma conferida. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Deby!
    Ainda não assisti ao filme porque quero ler o livro antes. Estou ansiosa para fazer ambas as coisas porque fiquei bastante curiosa para conhecer melhor a história.
    Aproveito para avisá-la que atualizei o Blog.
    Bom final de semana!
    Beijoquinhas ;**

    ResponderExcluir