quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Eu vou tirar a carteira de motorista e não vou saber dirigir!


Desde Outubro do ano passado eu comecei a longa jornada de tirar a carteira de motorista. Fiz os exames médicos, comecei as aulas teóricas, enfrentei longas 9 tardes  de aulas sobre trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, etc.. Fiz a prova teórica e passei com 29 pontos \o/ E daí começou a principal fonte de raiva dos meus últimos dias, as aulas práticas.
A coisa já começa errada quando oferecem menos aulas do que o mínimo exigido pelo Detran q é de 20horas/aula, eu preferi comprar as 20 porque nunca tinha pego no carro, mas tenho uma amiga que na auto escola que ela fez só podia no máximo 15horas/aula! Assim que comecei tava tudo muito bom, tudo certo, fazia garagem, baliza, rampa.. éé, tava no começo né? Pra mim só iria pegar mais no carro pra sair dirigindo pelas ruas depois de já ter aprendido essas coisas que são o essencial pra passar na prova prática do detran, mas as aulas foram passando, passando e nada. Só peguei mesmo na segunda-feira que eu pedi pra ter aula de trânsito e o professor atendeu meu pedido, fiquei dirigindo por umas ruas sem muito movimento próximo à auto escola e depois fui dirigindo até a auto escola. Fiquei super empolgada porque achei que daí pra frente seria só pegar no carro, no outro dia peguei outro professor e fui até boa viagem com ele, no "caldo grosso" como ele mesmo falou, com mais carros nas ruas, e onde a gente aprende a ter mais agilidade ao trocar a marcha e uma melhor noção de espaço. Mas aí hoje eu fui denovo e pedi pro primeiro professor, o que eu tenho mais aula, a ter aula de trânsito e ele ficou querendo me dar lição de moral porque eu contestei o fato deles só darem aula pra passar na prova do detran, daí ele ficou dizendo que era assim mesmo e que "você não vai sair daqui com a carteira na mão e dizendo 'papai, já sei dirigir!' Vai ter que voltar pra ter aula de trânsito". Eu fiquei tão puta quando ele disse isso que nem lembro mais o que eu respondi, mas finalmente tive a certeza do que eu já estava pensando:

As auto-escolas não estão nem aí para ensinar você a aprender a dirigir, por isso eles vendem menos aulas pra você, é uma via de mão dupla, dão menos aulas pra você e você paga menos, só que e depois? você vai ver que não tem segurança para dirigir e vai voltar lá pra comprar aulas de trânsito, ou seja, maior mutreta! E quando você não volta lá pra comprar aulas de trânsito, acredito que aprende por si só, com alguém que já saiba dirigir ou por conta própria. É por isso que tem tanta gente fazendo merda por aí, porque não aprendeu a dirigir direito, é por isso que minha amiga que tirou a carteira o ano passado e já tem um carro zerinho na garagem dado pelos pais não tem plena segurança pra ir dirigindo até a faculdade e está fazendo aula de trânsito quase todo dia com o vizinho, que por sorte dela é professor de auto escola, mas e eu? O jeito vai ser recorrer a meu pai e meus irmãos, odeio ter que depender dos outros, ficar chamando direto, mas prefiro isso a ter que pagar um centavo pra aqueles putos! Tô com raiva até da secretária, sabe aquela mulher que tem uma cara falsa, uma voz falsa e parece a maior sonsa do mundo? ela!
Não sei se o Detran sabe dessas coisas, se eles realmente acham que só é necessário ter aulas de baliza, garagem e rampa pra se aprender a dirigir, mas acredito que não, já que nesse ano tiveram mudanças para tirar a primeira habilitação...

Estou usando isso pra desabafar porque estava com tudo dentro de mim e não quero falar pra ninguém aqui de casa porque provavelmente alguém iria fazer confusão lá, e eu não quero isso, quero é acabar logo essa merda, minhas aulas já vão começar semana que vem e ainda vou ter que fazer umas aulas práticas.
Eu sei que é pensando assim que a maioria do povo deixa do jeito que está, mas talvez seja pior mexer na merda, vai que ela começa a feder mais?!

Desculpem os modos e o desabafo, mas até tô me sentindo melhor.. pois é, estou de recesso da faculdade desde o dia 21 de dezembro e minhas aulas retornam segunda-feira (14/01), pra na outra semana dia 23 já começar as provas, ou seja, estou feito louca tendo que estudar pra química 1, física 2, álgebra linear, cálculo e computação, além de ter essas preocupações com as aulas práticas. Por isso quero acabar logo com isso porque sei que quando as aulas começam a vida fica bem mais corrida.

Até mais gente!

P.S.: Terminei A Última Batalha, a última crônica de As Crônicas de Nárnia, fechou com chave de ouro, adorei!

6 comentários:

  1. Ainda estou enrolando o meu pai, que quer que eu faça auto-escola desde que fiz 18. O meu maior problema é não querer fazer na cidade que estudo, mas sim aqui na dos meus pais - que é bem menor e eu já conheço. Mas não vai dar, vai ter que ser lá mesmo. Só que as coisas por aqui são bem diferentes: os professores geralmente pegam no pé pra levar logo pro trânsito. Achei um absurdo o que eu seu professor te falou!!!! Acho que eu teria dado uns gritos com ele, de verdade.
    Espero que dê tudo certo com as suas últimas aulas, Deby! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. São raros os setores de Educação aqui no Brasil que não são verdadeiras merdas "ambulantes"... Compartilho da sua irritação...rs.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  3. O ano que vem faço 18 e pretendo pedir pro meu pai me ensinar o básico ante de ir pra auto escola. Foi horrível isso que o seu professor disse, principalmente porque ele deixa super claro qual é o objetivo das aulas mais ou menos: fazer você gastar mais dinheiro na auto escola depois que conseguir a carteira. Eu conheço muita gente que não tem segurança pra dirigir por esse motivo. Uma droga, mas aparentemente é a maneira como as coisas funcionam nesse país.
    Boa sorte pra você e tomara que você não precise gastar nenhum centavo com essa auto escola depois que conseguir sua carteira.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que loucura! Aqui em Curitiba é bem diferente, se você não fizer 20h o detran não libera pra fazer a prova prática. No meu primeiro dia de aula prática eu já fui pro trânsito e, como eu moro no centro, já comecei a encarar engarrafamento, foi uma loucura só! Aqui só tem aula de garagem para motos, carros é só no trânsito e só vamos pra garagem fazer baliza e rampa mesmo! Se fosse só garagem acho que eu surtava hahahaha Tive que fazer aulas extras porque era muito ruim na coisa, mas consegui tirar a carteira. Daí a carteira chegou em casa e eu fui pegar o carro toda faceira pra dirigir e descobri que só sei dirigir o carro da auto escola, como o meu é um pouco diferente me embanano toda! Só dirigi uma vez mesmo e agora estou esperando algum dos motoristas da família ter tempo para me ensinar em um lugar pouco movimentado.
    Dá muito mais dor de cabeça do que parece essa coisa de fazer carteira, viu?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. oi querida,
    bah que droga, esses Detrans são uma verdadeira máfia...hahahahha
    estou começando a tirar a minha carteira esse mes, quero só ver...Boa sorte pra nós hahaha
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir