quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Retrospectiva Literária 2012

Como eu sempre me empolgo com coisas relacionadas à livro, me empolguei com o post de retrospectiva literária do Sem Formol e "copiei" pra mim :D

Então vamos lá, os livros lidos por mim nesse ano foram esses:
A Irmã de Becky Bloom (Sophie Kinsella)
O Chá de bebê de Becky Bloom (Sophie Kinsella)
O Mar de Monstros (Rick Riordan)
A Maldição do Titã (Rick Riordan)
O Símbolo Perdido (Dan Brown)
Orgulho e Preconceito (Jane Austen)
O Caderno de Maya (Isabel Allende)

O Caderno de Maya eu dei para  minha amiga de presente
e os da série Becky Bloom eu li pelo computador e/ou celular

Não foram muitos, mas foi o que deu.. E eu ainda não terminei completamente As Crônicas de Nárnia, porque eu deixei a última crônica para ler depois e só agora percebi que me esqueci de lê-la.

Trecho mais marcante
"- Sabe, Su, acaba de me ocorrer uma ideia terrível.
- O que foi?
- Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui, e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?"
Fala de Lúcia em As Crônicas de Narnia - Princípe Caspian

O casal mais apaixonante
Com certeza Elizabeth e Mr. Darcy de Orgulho e Preconceito. Porque apesar de todos os percalços do caminho eles conseguiram finalmente ficar juntos e mesmo diante de toda a chatice da sociedade da época me pareceu que eles realmente se amavam. A minha vontade depois de ter lido o livro era ter feito um post comentando sobre ele, ainda mais depois de ter assistido ao filme, mas cadê que fiz..

Virei a noite lendo
Aah, essa é uma pergunta difícil porque eu acho que foi mais de um livro que virei a noite lendo, mas vou colocar O Caderno de Maya porque quando prendia minha atenção era difícil largar.

Chorei de soluçar
Não sou nem um pouco fácil para chorar, e dentre esses livros lidos em 2012 nenhum conseguiu essa proeza!

Decepção do ano
O Símbolo Perdido, porque depois de Anjos e Demônios e O Código da Vinci, eu esperava bem mais de Dan Brown e apesar de ter sido no mesmo estilo dos outros, a base da história não é tão consistente quanto as outras, pelo menos para mim. A relação com a maçonaria, apesar de despertar curiosidade a primeira vista, não me instigou tanto quanto os outros livros.

Livro irrelevante do ano
Maigret e os Colegas Americanos. Maigret é um Poirot ou um Sherlock Holmes da vida, ele vai assistir a um julgamento de um crime de uma cidade pequena e acaba se envolvendo com a história, e o livro é apenas o desenrolar do julgamento. É um livro que ainda tenho na estante mas que foi emprestado pela minha prima para mim há um tempão hahaha, é um daqueles pockets books vendidos em supermercados e bancas de revistas. Não é ruim, mas também não é aqueela história sabe, nem fede nem cheira!

Grifei
Não tenho a mania de grifar meus livros, ainda não consegui me desapegar tanto assim deles, mas lembro que copiei em um caderninho algumas frases de As Crônicas de Nárnia.

O pior livro de 2012
Sem sombra de dúvida A Menina que Não Sabia Ler. Por que? Bem, primeiro que ele veio parar em minhas mãos por acaso, quando eu comprei a série As Brumas de Avalon e o coloquei no meu carrinho de compras só para não pagar o frete, mas me arrependi. Começa até bem legal, com um ritmo instigante, mas é aquele tipo de história que dá uma reviravolta e depois nada do que se pensava era realidade, não que eu não goste de surpresas desse tipo, mas não foi feita de forma apropriada. Passei dias com raiva de ter lido esse livro, principalmente porque eu me empolguei com a leitura e depois veio um balde de água fria.

Soco no estômago
Vai ser A Menina que Não Sabia Ler, por motivos já supracitados.

O mais chato
Maigret e os Colegas Americanos. Começa bem chato, depois dá uma melhorada, mas por falta de um mais chato, vai ele mesmo rs!

Abandonei
O único que se encaixa aqui é As crônicas de Nárnia, mas não por ser ruim, cansativo ou qualquer coisa do tipo, e sim por ser um livro extenso e ter me dado vontade de ler outros gêneros enquanto lia ele.

Morri de rir
Todos da série Becky Bloom são hilários, sempre me divirto com ela.

Aventura, fantasia ou infanto-juvenil
As Crônicas de  Nárnia é fantástico, mas eu escolho O Mar de Monstros e A Maldição do Titã que são livros da série Percy Jackson, o segundo e o terceiro respectivamente. Ainda não terminei a série, faltam 2, mas eu adoro! É uma aventura distinta de Nárnia, o ritmo é bem mais acelerado e me agrada mais.

Bate-bola de personagens
Personagem masculino apaixonante: Mr. Darcy kkkkkkk não tem como dizer outro! Apesar de ele ter uma personalidade que de primeira impressão desperte justamente o oposto, mas depois não tem como não se apaixonar por ele.

Personagem feminina admirável: Maya, de O Caderno de Maya. Também é um livro que eu gostaria de ter feito um post exclusivo, porque superou todas minhas expectativas e eu amei! Maya é uma jovem que mesmo tendo quase a mesma idade que a minha já passou por coisas que eu acho que não vou passar nem em toda minha vida, e apesar de às vezes ter me dado vontade de bater nela pra vê se ela acordava, em outros momentos me dava vontade de abraçá-la e dizer que tudo ia ficar bem..

Personagem mais chato: Vou dizer o primeiro que me veio em mente, Susana de As Crônicas de Nárnia. No filme ela nem é tão chata, mas consegue ser mil vezes pior no livro, dá vontade de dar um chute nela kkkkk

Personagem mais legal: Percy Jackson, mas preciso lembrar do Edmundo de As Crônicas de Nárnia, adoro ele!

Personagem mais perturbador: Florence de A menina que não sabia ler, só lendo para saber.. qualquer coisa que eu disser será quase um spoiler.

Personagem que mais me identifiquei: Ih, esse vai ter que ficar sem resposta, não me identifiquei com nenhum personagem dos livros que eu li. Pelo menos, não que me lembre!

Melhor livro de 2012
É difícil ter que escolher apenas um, mas dessa vez é O Caderno de Maya. Talvez por ser um dos últimos livros que eu li e ainda está fresco na minha memória, mas o fato é que dentre todos os livros que li em 2012 foi o que mais me acrescentou coisas em relação a vida e ao mundo ao meu redor...


Relendo o post para dá uma conferida se estava tudo certo acabei notando a falta de um livro brasileiro na minha retrospectiva, fiquei chateada com isso, vou tentar fazer diferente em 2013, sugestões?
Aah e se mais alguém fez retrospectiva literária comenta aí que eu adoro ver o que os outros leram :D

Esses sãos os 'não lidos' que eu já tenho na estante

9 comentários:

  1. Nossa, o dia que eu conseguir fazer um meme literário, ou seja, conseguir ler vários livros num ano, quer dizer que a minha vida mudou muito, rs. Não consigo ter tempo : (

    ResponderExcluir
  2. oi querida,
    muito legal a sua retrospectiva. Desses eu já li Mar de Monstros (gostei) e Simbolo Perdido (um dos meus preferidos *--*). Quero muito ler o Caderno de Maya, minha mãe leu e amou também.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah, gostei!Da sua retrospectiva, eu só li Orgulho e Preconceito. Tenho vontade de ler As crônicas de Nárnia, mas até agora está só na vontade.
    Eu também fiz uma retrospectiva literária lá no blog, se quiser, é só dar uma olhada.
    E que bacana você ser de Recife! Moro em Jaboatão e também estudo na UFPE, faço Letras.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. E dos não-lidos, esqueci de comentar. Sou fã da Amy e queria muito esse livro. Comprarei assim que der. Beeeijo!

    ResponderExcluir
  5. Não fiz retrospectiva literária porque minha lista de livros foi de dar pena... e olha que tive bastante tempo livre durante a greve, mas acabei deixando tudo pra depois e acabei não lendo quase nada.
    Sabe que eu tenho uma super curiosidade com a série da Becky Bloom? São os únicos livros da sua lista que ainda não li :(

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  6. Ain, Mr. Darcy <3 *infinitos suspiros*
    Eu acho que esse homem tinha que existir, viu!? haha
    Eu comecei a ler O Símbolo Perdido, mas tô achando MUITO difícil terminar, Dan Brown me decepcionou também =/
    Também morri de raiva de A Menina que Não Sabia Ler. O livro começa até interessante e depois tem aquele final mal feito e sem noção. Odiei!
    Amo Percy Jackson <3 E PRECISO ler O Caderno de Maya e todos os outros livros da Isabel Allende que ainda não li, sou fã, haha.
    Você vai ler As Brumas de Avalon, vai com tudo que esses são maravilhosos *-*
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Comecei a fazer a minha retrospectiva literária e acabei desistindo. Mas adoro ler a dos outros, sempre.
    Sabe que o que fez você não gostar de A Menina Que Não Sabia Ler foi exatamente o que me fez gostar? HAHAHA Eu não estava curtindo muito no começo, não gostei muito do jeito do autor e tal, e aí do nada a história dá aquela guinada! O meu queixo foi pro chão. Sua escolha de personagem perturbador foi super certa! Acho que é um dos livros mais !!!!! que já li na vida.
    Também acho a Susana um pé no saco. Lembro que quando li Nárnia passei por momentos infinitos de querer chutá-la.
    Nunca tinha ouvido falar em O Caderno de Maya, mas depois desse post fiquei curiosa pra ler!
    Beijo, Deby!

    ResponderExcluir
  8. Tenho que dizer mais uma vez que Orgulho e Preconceito é meu livro favorito de todos os tempos. E pra mim não existe personagem masculino mais apaixonante que o Mr. Darcy, não importa quantos livros eu leia.
    Também ADORO as séries do Percy Jackson. Li todos os livros dOs Olimpianos no ano passado e o primeiro do Heróis do Olimpo. Estou com o segundo aqui em casa agora para ler. É uma leitura tão fácil, rápida e agradável!
    A Menina que Não Sabia Ler também não gostei. Foi uma decepção.
    Sobre sua pilha de 2013, li o primeiro livro das Brumas de Avalon em 2012, mas os outros 3 continuam esperando na estante. Quem sabe esse ano.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Tu leu muito mais livros do que eu. Tanto q nem vou fazer restrospectiva literária hauahuah e Mr. Darcy é unanimidade. Sempre! Beijos!

    ResponderExcluir