domingo, 16 de junho de 2013

Vamos fazer bonito!

Há alguns anos atrás, quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa de futebol eu comemorei, ao contrário do que muita gente falava de não querer gastos com estádios, eu achava que os gastos trariam benefícios para a população já que para fazer bonito as coisas tinham que melhorar por aqui. Eu nunca imaginaria que coisas como essas fossem ocorrer.

As seleções do Uruguai e da Espanha vieram pra cá e simplesmente passaram por situações bem desagradáveis. A Espanha ainda conseguiu treinar no Centro de Treinamento do Náutico, mas mesmo assim a distância do hotel para o CT é grande e em uma das vezes eles demoraram quase 2 horas pra chegar lá. Nem com batedores conseguiram burlar o trânsito do Recife. Bom, que o trânsito do Recife tá um caos todo mundo aqui já sabe faz tempo e a prefeitura e o governo do estado tem tomado providencias para melhorar. Mas algumas estradas estão cheias de buraco e com a chuva só piorou a situação. O que acontece? às vezes nem é trânsito por uma razão de muitos carros na rua e sim por causa dos buracos. E são avenidas e BRs importantes que cruzam a cidade. 

Aí vem dizer que foi por causa dos contra-tempos da chuva, não, não foi a chuva. A chuva não fez os buracos nas ruas, só piorou a situação, a chuva já é prevista nessa época do ano aqui e assim como o técnico da Seleção uruguaia falou, alternativas para contorná-la já eram pra terem sido planejadas. O hotel dos jogadores poderia ficar mais próximo do lugar de treinamento, as ruas para chegar lá eram pra ser acessíveis, enfim, as coisas eram para serem melhores, bem melhores do que foi. O que aconteceu aqui me deixou com vergonha, e  mais do que isso, mostrou  o que nós, passamos aqui todo os dias para trabalhar, para estudar, para se locomover nessa cidade, eu espero profundamente que os erros vistos nessa Copa das Confederações sejam concertados para a Copa do ano que vem e que não se limite a isso, que as mudanças permaneçam, não só aqui no Recife, mas em todos as outras cidades-sede.

Não dá para curtir o clima de Copa do Mundo, não dá pra torcer com força pra Seleção se a gente não tiver com a consciência tranquila de uma Copa bem realizada.

Ah, outra coisa, não curti as vaias para a presidente Dilma na abertura da Copa. Eu vi muita gente dizendo "Bem feito, foi desmoralizada na frente do mundo todo", mas gente, ela é a presidente do BRASIL, e assim como tal, nos representa, representa o povo brasileiro lá fora, pode ser que você não aprove? ok, mas ela foi posta lá através do voto democrático, então não quer aplaudir? não aplaude, mas vaiar? puts, foi feio demais, deu vergonha, porque as vaias eram como se fosse para o Brasil.. como a gente pode querer que o Brasil seja respeitado lá fora, se nem a gente respeita a nossa representante? Eu tô sentindo que eu é que vou ser vaiada agora, mas é a minha opinião.

Quanto as manifestações que estão acontecendo Brasil afora, ainda estou analisando os fatos para tirar uma conclusão, provavelmente isso será assunto para um outro post.

3 comentários:

  1. Muito legal o post. Agora vamos esperar pra ver o que vai acontecer :O

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, como não gosto de futebol não me importei tanto com Copa no Brasil. Isso deu um gasto danado, que o país vai ter que ganhar de volta com o turismo (sinceramente, eu espero que isso aconteça).

    ResponderExcluir
  3. Realmente é vergonhoso. Eu leio as notícias de mulher parindo em recepção, em escadaria de hospital e centro de saúde. O Brasil tá numa situação deplorável e os políticos ainda não tomaram providências que resolva. Agora de uma coisa a gente tem certeza, quando o Brasil QUER gastar pra fazer bonito, ele GASTA, isso quer dizer que dinheiro tem, e ser não tem, tem COMO CONSEGUIR. Então porque não investir realmente no que importa? =/

    Complicado.

    ResponderExcluir