sábado, 3 de janeiro de 2015

Retrospectiva Literária 2014

2014 passou e não vou dizer a tão clichê frase "ah, como passou rápido" porque eu não acho que tenha sido rápido. Pra mim passou como um ano (dãã kkkk). E foi um ano muito bom, espero que 2015 seja ainda melhor!
Tem tanto tempo que não venho aqui.. mas voltei pra fazer a já tradicional retrospectiva literária que eu adoro. Tirei algumas categorias (porque sim!) e acrescentei outras que achei legal, vamos lá!

Livros lidos de 2014:

Livros lidos em 2014

A Senhora da Magia (Marion Zimmer Bradley)
Cidade dos Anjos Caídos (Cassandra Clare)
O Auto da compadecida (Ariano Suassuna <3)
O Último Olimpiano (Rick Riordan)
A Estrada da Noite (Joe Hill)
The Fault in Our Stars (John Green)
Tia Júlia e o Escrevinhador (Mario Vargas Llosa)
O Pacto (Joe Hill)
Jogos Vorazes (Suzanne Colins)
Em Chamas (Suzanne Colins)
A Esperança (Suzanne Colins)

O casal mais apaixonante: Logo de primeira pensei em colocar a Katniss e o Peeta, mas aí eu lembrei que eles não são apaixonantes só o Peeta kkkkkk Então dando uma analisada melhor me lembrei de Ig e Merrin de O Pacto. Apesar de Merrin nem ser mais viva quando o livro começa (não é spoiler, isso tem até na sinopse do livro), nós somos apresentados a história deles por flashbacks que mostram desde quando eles se conheceram, ficaram juntos e tudo o mais. São tão apaixonantes que eu até quis que fosse tudo mentira e ela ainda estivesse viva kkkkkkk

Virei a noite lendo: Acho que vários da lista eu devo ter virado a noite lendo porque a maioria li durante as férias, mas a série Jogos Vorazes com certeza foi o que mais me prendeu e eu acho que li todos em uma semana. Teve um dia que fiquei até umas 4 da manhã querendo dormir e sem conseguir >.<

Me deixou triste: A Esperança me deixou triste no final, passei uns dias pra me recuperar kkkkk Mas eu gostei do livro.

Decepção do ano: Fiquei em dúvida em qual coloco, Cidade dos Anjos Caídos ou The Fault in Our Stars, mas vou dizer Cidade dos Anjos Caídos porque The Fault in Our Stars algumas pessoas já tinham me dito que não gostaram muito então minhas expectativas já caíram. Fora que Cidade dos Anjos Caídos é o 4º livro de uma série (Os Instrumentos Mortais) que eu gosto muito, então esperava mais do livro. Não foi ruim, mas eu lembro que achei a história mal desenvolvida, o que achei legal foi a aparição de novos personagens. Quero terminar a série, espero que os outros livros sejam melhores.

Grifei: Como já tinha dito aqui grifei The Fault in Ours Stars e The Perks of Being a Wallflower, por serem em inglês e eu marcar as palavras que não sei. Aproveito e grifo as partes que gosto.

O pior livro de 2014: A Estrada da Noite do Joe Hill. Assim, na lata! kkkkkkk A história era até boa, mas achei mal desenvolvida. Talvez se fosse um filme fosse mais legal.

Soco no estômago: A Caminho de Cabul e Bagdá e A Esperança. O primeiro porque relata vivências de um jornalista que foi correspondente do The Guardian no Oriente Médio e aí a gente acaba sendo imerso nas coisas de lá, nos problemas que se passam por lá. O segundo porque PUTAQUEOPARIU acontece muita coisa que você fica :O estou louca pra ver a segunda parte do filme.

O mais chato: Foi A Senhora da Magia, que eu inclusive postei sobre aqui e tem minhas razões lá.

Morri de rir: Não teve nenhum que foi muuito engraçado, mas O Auto da Compadecida é tão bom quanto o filme, que foi uma ótima adaptação por sinal.

Deveria virar filme: A maioria dos livros que eu li já viraram filmes, mas como falei antes talvez A Estrada da Noite desse um bom filme.

Aventura, Fantasia ou infanto-juvenil: A série Jogos Vorazes. Menção honrosa para O Último Olimpiano, último livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, e para The Perks of Being a Wallflower que ganhou um lugar no meu coração ^^

Bate bola de personagens

- personagem masculino mais apaixonante: Peeta <3 de Jogos Vorazes
- personagem feminina admirável: Katniss de Jogos Vorazes
- personagem mais chato: Igraine de A Senhora da Magia
- personagem mais legal: o Charlie de The Perks of Being a Wallflower
- personagem mais pertubador: Lee Tourneau de O Pacto

Melhor livro de 2014: Dentre os livros que eu li, os que mais gostei foram The Perks of Being a Wallflower, O Pacto e todos da série Jogos Vorazes. Não consigo me decidir qual o melhor. 

O que me proponho para 2015: Ano passado eu tinha me proposto ler 3 livros nacionais e acabei que só li um. Eu nem lembrava mais dessa minha proposta, mas eu vou mantê-la para esse ano. Além disso quero terminar a série As Brumas de Avalon que já estou adiando por muito tempo.

Livros não-lidos que tenho na estante
Os livros não-lidos que eu tenho são: a continuação da série As Brumas de Avalon, Cem Anos de Solidão do Gabriel Garcia Marquez, O Apanhador de Sonhos do Stephen King, uma coleção (A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo que já li, mas quero reler e O Prisioneiro do Céu que não li ainda) de Carlos Ruiz Zafón que eu comprei no Submarino e Quadribol Através dos Séculos e Animais Fantásticos e Onde Habitam que são ligados à Harry Potter.

Créditos do meme: Tary do Doces Rodopios

5 comentários:

  1. Primeira coisa: que bonita essa edição de Perks of Being a Wallflower! Li em português mesmo e a minha edição é aquela tenebrosa com a capa do filme, então imagine como estou invejando a sua! hahaha
    Também achei Senhora da Magia bem chato, tanto que até desisti de continuar a ler a série. Espero que os outros sejam mais animadores. Jogos Vorazes é algo que eu ainda quero ler, até hoje não vi nenhum dos filmes pra ler primeiro e nada de começar. Jogo do Anjo também está há tempos na minha estante me esperando e nunca começo, ainda que tenha gostado muito de Sombra do Vento. E, olha, seu 2015 já promete muito só com Cem Anos de Solidão para ser lido, viu? Nada do que falam de amores por ele é exagero, o negócio é fabuloso de verdade.
    Feliz ano novo, Deby! Que seu ano seja ótimo - e não só na esfera das leituras! :)

    ResponderExcluir
  2. O livro é um ótimo amigo, né ?
    Eu preciso ler mais este ano! Vou conseguir!
    Um beijo e lindo 2015!
    Ca

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a retrospectiva. Inclusive alguns estão na minha lista de "quero ler" desse ano hehehe principalmente os jogos vorazes ^^

    Vamos combinar nós duas de não sumir mais dos blogs!! hahaha ^^
    Boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  4. Nossa, quanto livro! Inveja desse povo que consegue ler bastante livros, simplesmente não consigo porque sou lento e procrastino bastante. Brumas de Avalon na lista! <3 Que 2015 seja cheio de livros também :)

    Sailor Laro.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo O Auto da Compadecida, li uma vez porque era obrigatório no colégio e mais duas vezes depois disso.
    Concordo que a adaptação do filme foi ótima e muito divertida!
    E eu li Cem Anos de Solidão e recomendo!
    Beijo

    ResponderExcluir