domingo, 11 de janeiro de 2015

Retrospectiva Musical 2014

Música é uma coisa que eu gosto tanto e ouço tanto, mas que falo tão pouco por aqui.. Por isso resolvi fazer também minha retrospectiva musical do ano de 2014. Mas primeiro gostaria de explicar mais ou menos como funciona minha relação com música.

Quando quero baixar, normalmente baixo um CD completo, raramente baixo uma música só. Daí eu passo o CD para o meu celular e fico ouvindo o tempo todo. Eu levo mais ou menos 1 hora para chegar na faculdade, a maior parte do percurso ouvindo música, fora a volta pra casa e as outras horas do dia que eu tenho livre que provavelmente estarei ouvindo música. Ou seja, ouço muita música!

Como eu falei antes, quando eu gosto de um CD eu fico ouvindo ele o tempo inteiro. Tanto que enjoo e passo um tempo sem ouvir. O mesmo acontece com algumas músicas. Mas depois de um tempo, meu abuso passa e eu volto a escutá-las, mas não da mesma forma de antes, só de vez em quando.

Vou listar aqui apenas os álbuns que eu escutei durante o ano passado, claro que em relação a músicas foram bem mais.

Night Visions (2012) - Imagine Dragons

Eu já conhecia Radioactive e já tinha escutado It's Time na rádio, mas foi só depois de uma amiga colocar On Top of the World num vídeo de fim de ano (no caso, de 2013) que eu, depois de perguntar qual era a banda, baixei o disco e comecei a ouvir sem parar. Além dessas músicas que eu citei também gosto muito de Demons e Working Man.





Frozen (2014) - Trilha Sonora

Quando lançou o filme foi aquela loucura, Frozen pra lá, Frozen pra cá, Let it go pra lá, Let it go pra cá... Até que eu finalmente assisti ao filme! É legal, mas não achei nada demais. O que eu realmente gostei do filme foi a trilha sonora, achei incrível, tão incrível que eu corri pra baixar. E a minha música preferida não é nem Let it Go (aliás, na época eu tava odiando Let it Go de tanto que tocava, mas agora até que gosto rs!), é Do You Want to Build a Snowman? pra mim é uma das melhores cenas do filme.



Sawdust (2007) - The Killers

Eu já tinha ouvido falar do The Killers, é claro, já tinha até experimentado. Peguei um CD que meu irmão tinha no pc dele, o Day and Age e passei pro meu pc. Mas não rolou, ouvi e não gostei. Até que tive amigos que adoravam e viviam cantando música deles, fui até pra um cover da banda e resolvi dar mais uma chance. Foi quando eu vi esse post do Borboletando. A Victoria, dona do blog, é super fã deles e principalmente do Brandon Flowers (quem não é? xD). No post ela fala sobre os discos que marcaram a vida dela e cita o Sawdust, aí eu pensei: "Bom, vou dar uma nova chance a eles com esse disco então!".
The Killers é o tipo da banda que você vai gostando a medida que vai ouvindo, em pouco tempo eu tava ouvindo o cd on repeat. A maioria das músicas do disco são ótimas, mas eu lembro que a que eu mais gostei quando comecei a ouvir foi Leave the Bourbon on the Shelf. Mais uma daquelas músicas que eu gosto sem ninguém gostar e nem ser single nem nada. Preferidas: Under the Gun, Show you How, Who Let You Go? Menção honrosa: adorei o cover que eles fizeram de Romeo and Juliet de Dire Straits, e no fim ainda tem uma versão meio remix, sei lá, de Mr. Brightside que é um clássico da banda.

AM (2013) - Arctic Monkeys

Também por influência dos meus amigos, baixei esse CD e não parei mais de ouvir, foi tipo, loop infinito. Ao contrário de The Killers, eu curti Arctic logo de cara, desde a primeira música do disco que aliás é uma das melhores, Do I Wanna Know. Mas a minha preferida é R U Mine que eu inclusive já tinha ouvido antes em uma playlist da vida. Além dessas duas, minhas preferidas são No. 1 Party Anthem, Mad Sounds, Snap Out if It e I Wanna Be Yours.

Day and Age (2008) - The Killers

Depois de ter gostado tanto de Sawdust, voltei ao cd que eu já tinha deles e descobri que tinham músicas bem conhecidas da banda rs! Human, Space Man, A Dustland Fairytale.. A minha preferida do disco é Space Man, também gosto muito de Joy Ride. Como Bonus Track tem Forget About What I Said que eu já conhecia e que adoro tbm!





Beyoncé (2013) - Beyoncé

Baixei o CD porque já tinha ouvido muitos comentários bons dele, daí foi tipo: loop infinito também. Para mim, esse CD é bem diferente das outras músicas dela, tem uma coisa meio.. eu não sei dizer que referências, porque não sou da área, mas é uma coisa meio misteriosa, aquela coisa meio sexy.. batidas que começam baixinho e vão aumentando, vozes por baixo da música, gravações antigas dela, coisas assim.. que dão um clima diferente nas músicas. Outro detalhe especial desse CD é o lado feminista que ta bem presente nas letras das músicas e até pelos shows que ela tem feito e os clipes de Pretty Hurts e Flawless, por exemplo. Minha música favorita do CD é sem dúvida Partition, mas gosto muito de Haunted, Blow, Rocket e XO.

Maroon 5

Com Maroon 5 foi diferente porque eu não baixei nenhum CD específico, eu simplesmente fui pra vários covers da banda esse ano e baixei a discografia completa deles, depois selecionei as músicas que eu conhecia e botei no celular.. Fiquei ouvindo direto. Tem músicas de Songs About Jane (2002), It Won't Be Soon Before Long (2007), Hands All Over (2010) e Overexposed (2012). Nesse meio tempo eles lançaram um novo CD que eu ainda não baixei mas já gosto das músicas Maps e Animals. É dificil escolher uma música preferida da banda, mas eu amo, amo de paixão Makes me Wonder, além de Payphone, Won't Go Home Without You, One More Night... #PartiuBaixarOCdNovo

*Botei a capa do CD It Won't Be Soon Before por ser o que tem Makes me Wonder.

1989 (2014) - Taylor Swift

Eu gosto de Taylor Swift desde aquele CD de Love Story, Fearless (2008), quando ela ainda era do estilo country. Na época eu ouvi muito o CD e ainda ouço de vez em quando, sei cantar a maioria das músicas. Depois veio Speak Now(2010), e ela ainda tinha a pegada country, gostei das músicas, mas não me pegou tanto quanto o anterior. Foi só com RED (2012) que ela seguiu mais pro lado pop. Ainda não tinha sido lançado o CD completo, mas eu baixei algumas músicas, Red, We are Never Ever Getting Back Together e Begin Again. Apesar de ter gostado, não gostei taaanto assim e nem me animei a baixar o CD completo depois.  Deixei a Taylor de lado até que veio Shake it Off, com aquela batida viciante e o clipe mais legal ainda, nem pensei duas vezes e baixei o álbum todo. De cara minha música preferida foi Blank Space, ouvia sem parar, imaginem minha felicidade quando virou um clipe incrível? adorei! Esse CD já passa longe do country e tá sensacional, todas as músicas. Pra não dizer que eu não pulo nenhuma, eu pulo Welcome to New York, mas eu vou começar a ouvir de novo porque eu tenho mania de mudar de opinião, como com Out of the Woods que eu gostava e depois peguei abuso. Além de Blank Space e Shake It Off, eu adoro Bad Blood e I Know Places (minha preferida atual). Esperando ansiosamente outros clipes dela *-*

X (2014) - Ed Sheeran

Logo depois, resolvi baixar Ed Sheeran por indicação de um amigo. Faz tempo que ele falava nele.. Ai de repente começou a tocar uma música muito massa nas rádios, consegui pegar o nome: Sing. Quando procurei no youtube.. era do Ed Sheeran, resultado: baixei o CD. E viciei, aliás ainda to viciada.. De tanto ouvir já cansei de Sing, depois viciei em Don't e já cansei também, meu novo vicio é Thinking Out Loud (já viram o clipe? ele ta muito fofo dançando <3).



Bom, esses foram os discos que fizeram meu 2014. Para 2015, já to pensando em baixar o novo do Maroon 5 e o da Sia porque eu adoro aquela música Chandelier e os dois últimos clipes dela me chamaram atenção, o de Chandelier e Elastic Heart. Sugestões? :D

10 comentários:

  1. 2014 foi ótimo no cenário musical. Entre todos, meu favorito com toda certeza é AM. <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu gosto musical.
    Eu amo loucamente Rock! Mas estou em uma fase bem eclética misturando tudo! Desde o velho e bom Rock, como Aerosmith, Bom Jovi (forever), U2, The Killers, Van Halen, até pop! To amando o novo cd do Justin Timberlake!
    Beijo
    Ca

    ResponderExcluir
  3. Ed Sheeran canta super bem, mas eu nunca parei pra ouvir a fundo o trabalho dele. Imagine Dragons é legal, apesar de não ter escutado o cd todo também, sei lá, eu nunca conseguiria fazer uma retrospectiva com CDs, pq nunca vicio no cd inteiro rs
    The Killers é uma grande banda, e Arctic Monkeys é legal, mas muito superestimado.
    Quanto à Taylor Swift, eu não suportava ela antigamente, toda aquela chatice de "you belong with me" e aquela cara enjoada dela, mas recentemente escutei "blank space' e, apaixonadissima pelo clipe e inspirada na sua resenha, vou dar uma chance pro CD.

    ResponderExcluir
  4. Bahh só cd bom!! O único que eu discordo é o de Frozen (fiquei com recalque eterno que Let It Go tirou o Oscar de Ordinary Love e de Happy, mas enfim...hahahaha)
    Sobre o Maroon 5, te dou a dica de procurares o disco "The B-Side Collection", que eles lançaram logo após o It Wont.. com uns b-sides MUITO BONS. Até melhores do que muitas músicas lançadas oficialmente :)
    Boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  5. 2014 foi um grande ano na musica, só que temos gostos beeeeeem diferentes SUAHSUAH eu curto mais musica alternativa, rap, etc e você vai pra um lado mais pop. Não que isso seja um problema, só notei a diferença grande entre nós. A trilha sonora de Frozen é muito boa e o álbum da Bey também!

    Sailor Laro.

    ResponderExcluir
  6. Maroon 5 <3 Acho que de todos da sua lista, esse foi o que eu realmente ouvi em 2014. Estou em uma vibe mais eles e esse estilo de musica ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu ando tão sem tempo pra baixar, ver clipe e essas coisas que chega dá uma tristeza quando leio esses posts cheios de indicação, porque eu queria tudo e sei que não vou conseguir metade :(
    Mas vou tentar! O post tá nos favoritos e quando tiver tempo de ligar o notebook em casa eu baixo \o/ Dá raiva porque nunca vi um clipe sequer da Taylor... The Killer, eu amo e completamente abandonei, Artic <3 Saudade s:(

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Killers, AM e Imagine Dragons ouço sempre loucamente. haha Esse CD novo do Ed Sheeran ainda não me convenceu, tenho uma relação de amor e ódio com ele. rs
    Beijoos

    ResponderExcluir
  9. Das bandas que você listou, The Killers e Maroon 5 tem o meu coração!
    É raro eu baixar um CD inteiro de alguém, normalmente baixo as músicas uma a uma mesmo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Nosso gosto musical é super parecido! Ano passado ouvi tanto o AM que até escondi o cd (é, eu ainda compro alguns cds!) pra me forçar a ouvir outras coisas (aloka). Adoro Maroon 5, mas meu vício ano passado foi o V, recém lançado. Ed Sheeran é um querido e também fiquei apaixonada por X (gente, qual é a desses cds com letras aleatórias no título? haha) e por Thinking Out Loud. E até eu que tinha uma birra monstruosa da Taylor Swift (nas aulas de violão eu sempre tinha que tocar músicas dela) acabei dando o braço a torcer e adorei 1989. :D

    ResponderExcluir